A importância da rotina para o desenvolvimento saudável | Clínica Luria

     Para as crianças, a rotina diária é algo fundamental, já que é através dessa rotina que a estrutura psíquica e física da criança se organiza. 

    O famoso educador e psiquiatra norte-americano Rudolf Dreikurs postulou que “a rotina diária é para as crianças o que as paredes são para uma casa: lhes dá limites e dimensão para a vida. Nenhuma criança fica confortável em uma situação em que não sabe o que esperar. A rotina dá uma sensação de segurança. A rotina estabelecida dá um sentido de ordem do qual nasce a liberdade”.

      Sendo o tempo para a criança algo complexo, é através das suas rotinas que ela antecipa o que irá acontecer e adapta o seu comportamento à tarefa seguinte. As rotinas lhe transmitem segurança e assim algumas situações que poderiam gerar ansiedade, agitação e medo, passam a ser vistas com mais naturalidade pelos pequenos - à criança já sabe que no fim da escola a mãe a irá buscar ou que antes de jantar se deve tomar banho. 

     Uma família desorganizada, com horários irregulares, onde as refeições são servidas em horários diferentes, o banho e a hora de dormir não seguem nenhuma regra, forma crianças inseguras e desorientadas. Os resultados serão visíveis na escola e afetarão também o seu aprendizado. Saber o que tem para fazer fará com que a criança cumpra suas obrigações sem que os adultos precisem lembrá-lo de fazê-lo.

     Estabelecer e seguir uma rotina com determinadas atividades é muito importante, pois este aprendizado irá estimular a independência e autonomia. Tal desenvolvimento também auxilia na integração da criança na sociedade, que precisa de organização e certas regras para funcionar bem.

     Quais atividades seriam estas?

     Desde as mais básicas, que envolvem os cuidados pessoais e higiene (como escovar os dentes, lavar as mãos, se vestir, tomar banho, comer) até aquelas que envolvem pequenas responsabilidades (como arrumar a cama, guardar os brinquedos, ir à escola, fazer a lição de casa). Atividades de lazer também devem ser incluídas na rotina, como a hora de brincar.

  Criando e exercitando rotinas com as crianças, os pais estarão contribuindo para a construção de adultos seguros e responsáveis.

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Rua Minas Gerais, 225 - Pouso Alegre, Minas Gerais

Tel: (35) 3421 0550

  • Clínica Luria Facebook

© 2019 Clínica Luria. Todos os Direitos Reservados. Cópia proibida por Lei.