Como ajudar seu filho na tarefa escolar? | Clínica Luria

      A hora das tarefas escolares pode ser um problema para muitas famílias.

       Preguiça, falta de estímulo, dificuldades de aprendizado, são alguns dos motivos que podem fazer os pequenos protelarem na hora da "Lição de casa”. Por isso, é muito importante que os pais participem e se atentem para essa atividade importante de seu filho. Além dos deveres escolares serem necessários para fixar na mente os conteúdos que foram abordados durante as aulas na escola, ele também ensina a criança a ter responsabilidade, comprometimento e saber fazer o bom uso de suas horas livres.

      A forma como o adulto percebe a lição de casa pode influenciar a relação da criança com a tarefa. Se um pai fala algo do tipo “termine logo esse dever para a gente sair”, a criança vai introjetar a informação de que aquilo é uma obrigação chata. Perceba como o seu filho enxerga aquela tarefa, se tem dificuldades ou dúvidas, se está se esforçando para terminar. A partir daí, tente ajudá-lo em seus pontos fortes, sempre explicando que a lição de casa é muito importante para ajudá-lo a entender o conteúdo aprendido.

      Demonstrar interesse pelo dia a dia escolar da criança e apoiá-la no momento da lição dará mais segurança para que ela realize as atividades, porém, a ajuda deve ser dosada. Ficar o tempo todo ao lado dela pode fazer com que se sinta pressionada. Sente-se ao lado do seu filho, leia o enunciado e veja se ele está confiante para fazer a lição. Depois disso, saia de perto para que ele possa fazer com calma. Só não deixe de ficar próximo o suficiente para que ele encontre você no caso de alguma dúvida.

         Cuidado com as cobranças!
        Um pai que assume postura exigente pode criar traumas, frustração e ansiedade. Respeite o ritmo do seu filho e não se esqueça de que você está no papel de pai e não de professor. Uma atitude intransigente em relação à lição de casa pode fazer com que ele tenha mais dificuldade com a matéria aprendida.

       É imprescindível que os pais criem uma rotina de estudo (e que cobrem a realização destas), além de vibrar e estimular toda conquista positiva. No final, vocês só terão a ganhar.

        Precisa de ajuda? Quer saber mais? Entre em contato conosco!

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Rua Minas Gerais, 225 - Pouso Alegre, Minas Gerais

Tel: (35) 3421 0550

  • Clínica Luria Facebook

© 2019 Clínica Luria. Todos os Direitos Reservados. Cópia proibida por Lei.