O que é TEA? | Clínica Luria

     O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou simplesmente AUTISMO, engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas:

     Dificuldade de interação social; Déficit de comunicação social, tanto quantitativo quanto qualitativo; Padrões inadequados de comportamento que não possuem finalidade social.

   Recebe o nome de espectro, porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leve à mais grave. Todas, porém, em menor ou maior grau estão relacionadas com as dificuldades de comunicação e relacionamento social. 

  
     De acordo com o quadro clínico, o TEA é classificado em 3 graus atualmente:

Nível 3: severo 
Diz respeito àqueles que apresentam um déficit considerado grave nas habilidades de comunicação verbais e não verbais. Ou seja, não conseguem se comunicar sem contar com suporte. Com isso apresentam dificuldade nas interações sociais e tem cognição reduzida. Também possuem um perfil inflexível de comportamento, tendo dificuldade de lidar com mudanças. Tendem ao isolamento social, se não estimulados.

Nível 2: moderado 
Semelhante às características descritas no nível 3, mas com menor intensidade no que cabe aos transtornos de comunicação e deficiência de linguagem.

Nível 1: leve 
Com suporte, pode ter dificuldade para se comunicar, mas não é um limitante para interações sociais. Problemas de organização e planejamento impedem a independência.

     Pesquisas mostram que uma em cada cem crianças é portadora do espectro, que afeta mais os meninos do que as meninas. Em geral, o transtorno se instala nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias.

    Ainda não se conhece a cura definitiva para o transtorno do espectro do autismo. Da mesma forma, não existe um padrão de tratamento que possa ser aplicado em todos os portadores do distúrbio. Cada paciente exige um tipo de acompanhamento específico e individualizado que requer a participação dos pais, dos familiares e de uma equipe profissional multidisciplinar visando à reabilitação global do paciente.

     A Clínica Luria possui profissionais altamente qualificados para diagnóstico preciso e tratamento especializado, visando maior qualidade de vida e independência aos seus pacientes.

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Rua Minas Gerais, 225 - Pouso Alegre, Minas Gerais

Tel: (35) 3421 0550

  • Clínica Luria Facebook

© 2019 Clínica Luria. Todos os Direitos Reservados. Cópia proibida por Lei.