Dicas de brinquedos para estimulação das crianças | Clínica Luria

     Brincar é uma das partes mais importantes durante a infância. Ao brincar, as crianças exercitam muitas habilidades como: capacidade de expressão verbal e não verbal, linguagem, raciocínio, pensamento abstrato, representação espacial, curiosidade, criticidade, objetividade, reflexão, flexibilidade, atenção, concentração, memória, imitação, criatividade, imaginação, relacionamento intrapessoal e interpessoal, autonomia, cooperação, autoconfiança, autoestima, iniciativa e sentimentos de competência.

     Se brincar já é bom, imagina isso aliado aos brinquedos educativos. Mas afinal, O QUE SÃO BRINQUEDOS EDUCATIVOS?!

   Os brinquedos educativos são aqueles que ajudam a estimular os sentidos e a desenvolver as habilidades das crianças, fazendo, por exemplo, com que elas comecem a chegar a conclusões por si só. Eles devem ser utilizados ainda na fase inicial da educação infantil, seja na creche ou na pré-escola, pois é nesse período que os pequenos começam a desenvolver os aspectos cognitivo, físico e social.

   Na Era digital, grande parte dos brinquedos disponíveis em lojas especializadas são eletrônicos, como celulares, tabletes, jogos de computador e DVDs, incentivando a criança a brincar sozinha. Claro que as crianças podem fazer uso da tecnologia para se divertirem, mas brinquedos educativos precisam fazer parte da vida dos pequenos também.

   Dentro do universo de brinquedos educativos, é importante oferecer às crianças aqueles que são adequados para cada faixa etária: os brinquedos desmontáveis ou com peças pequenas podem, por exemplo, ser engolidos ou machucar os pequenos, que ainda não têm discernimento sobre o que estão manuseando.

   Para os mais novinhos, entre 0 e 2 anos, o ideal são brinquedos sonoros e com peças grandes e coloridas, pois, assim, as percepções visual e auditiva deles são estimuladas. Fantoches também são uma boa opção.

   Entre 2 e 4 anos, é possível trabalhar a coordenação motora, o raciocínio lógico e a concentração por meio de quebra-cabeças e de blocos de encaixar.

  Para os maiores de 5 anos, vale a pena os brinquedos que estimulem o aspecto lúdico, em paralelo ao fortalecimento dos ossos e ao desenvolvimento tátil e do equilíbrio, promovendo também a interação com outras crianças.

   Os JOGOS, por exemplo, auxiliam a criança a aprimorar o seu intelecto, estimula a memória, o raciocínio lógico e a capacidade de concentração. Além disso, os brinquedos educativos transmitem valores sociais essenciais para a formação como indivíduo, como receber ajuda e auxiliar o próximo nas tarefas e a obediência às regras estabelecidas. Assim, eles levam esses conceitos para o dia a dia desde cedo.

   Lembre-se que é bem legal quando os pais “voltam a ser criança” e também entram na brincadeira.

    Então, bora planejar um final de semana diferente com a família?

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Rua Minas Gerais, 225 - Pouso Alegre, Minas Gerais

Tel: (35) 3421 0550

  • Clínica Luria Facebook

© 2019 Clínica Luria. Todos os Direitos Reservados. Cópia proibida por Lei.